Natal/RN anuncia realização de novo concurso para 2015

Edital deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Cargos e número de vagas não foram divulgados

Camila Diodato   Publicado em 29/01/2015, às 12h09

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o prefeito Carlos Eduardo anunciou que vai promover, neste ano, processo seletivo com oportunidades para preenchimento de vagas no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Segundo informações do portal eletrônico da Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo disse: “Criamos a Secult e vamos fazer um concurso público para estruturar a secretaria ainda neste primeiro semestre. O chefe do executivo municipal também comentou que “a deficiência de recursos humanos é patente”.

Ainda não foram divulgadas as carreiras e o número de vagas a serem contemplados. Mas tais detalhes devem ser definidos em breve.

Secult


A Secretaria Municipal de Cultura de Natal teve sua criação publicada no Diário Oficial do Município de 30 de agosto de 2014. O órgão vai incorporar em sua estrutura a Funcarte (Fundação Capitania de Artes) junto a Sala Natal, responsável pela formatação e aplicação de intervenções no campo das Artes Visuais no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Memorial de Natal).

Com a criação da Secult/Natal, a cultura passa a ter orçamento próprio e amplia as condições do planejamento e execução de políticas públicas para o segmento.

Sobre Prefeitura Natal

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.