As oportunidades serão para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar). O concurso para o cargo de auditor fiscal ambiental ocorrerá ainda em 2016
O governador do
Piauí, Wellington Dias, autorizou a realização de
concurso público para Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar). Ao todo, foram liberadas 20 vagas para a função de auditor fiscal ambiental.
“Com essa medida, esperamos garantir mais agilidade nos processos com pedidos de licenciamento, outorga, cadastro, denúncias e outras providências envolvendo o licenciamento ambiental, gestão florestal e da fauna, tendo em vista que essas questões impactam diretamente na abertura de novas empresas e instalação de novos investimentos no
Piauí, por exemplo”,
explicou o secretário de Governo, Merlong Solano.
O secretário do Meio Ambiente havia encaminhado pedido para a abertura do
concurso por conta da defasagem de pessoal. Dos 28 fiscais e analistas contratados entre 2006 e 2009, apenas 19 continuam ocupando o posto.
Sobre o cargo
Com exigência de nível
superior completo, a colocação de auditor é estruturada em três referências (A, B, C, D e E). No início da carreira, a remuneração oferecida corresponde a R$ 3.200.
Dentre as atribuições ao
auditor fiscal ambiental estão: instauração e condução de processos de investigação administrativa por infração ambiental; exercício do poder de polícia administrativa ambiental e, em especial, aplicação das sanções administrativas previstas; execução de avaliações e perícias ambientais.
Ao auditor também cabe preparar e executar auditorias ambientais; emitir laudos e pareceres técnicos, autos de constatação, relatórios de auditoria e de inspeção, laudos periciais, autos de infração e termos de sanção em cumprimento à legislação ambiental estadual e federal; além de outras demandas, como planejar, elaborar, desenvolver e analisar projetos de despoluição e reabilitação ambiental de bacias hidrográficas.