Tribunal de Justiça elabora edital com oportunidades destinadas aos profissionais com níveis médio e superior. Concurso for anunciado pelo presidente do órgão, desembargador Raimundo Eufrásio
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), desembargador Raimundo Eufrásio, anunciou, durante reunião na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado, que fará um novo concurso público para servidores neste ano.
Eufrásio divulgou que o certame terá 300 oportunidades de níveis médio e superior e que o edital está em fase de elaboração. “Ainda estamos na elaboração do edital para realização do concurso. Devo destacar a valorosa participação da OAB/PI, que, por meio de um grupo de trabalho, já vinha pleiteando um melhor orçamento para o Judiciário. Com o fortalecimento dessa parceria, colocaremos em prática a realização do concurso”, disse o desembargador.
Prepare-se: Pacote de Estudos para TJ.Prepare-se: Vídeoaulas para TJ.No ano passado, foi enviada uma proposta pelo então governador Zé Filho para cortar R$ 69 milhões no orçamento para 2015. Com isso, o tribunal pleiteou para que a abertura do
concurso não fosse prejudicada.
Com a finalidade de que ocorresse a seleção, a OAB/PI participou de vários encontros com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alep) para ampliar o orçamento e, assim, disponibilizar a realização do processo seletivo.
A Alepi aprovou, em dezembro, o orçamento de R$ 440 milhões para o judiciário. “Buscamos um mecanismo que vinculasse esta elevação de orçamento à realização de novos certames para a contratação e incremento de serventuários e juízes, o que é essencial para agilizar e dar qualidade à prestação jurisdicional em favor da população piauiense”, afirmou o presidente da OAB/PI, Willian Guimarães.
Cargos
A nova seleção terá oportunidades para as carreiras de
técnico e
analista judiciários em diversas áreas. A função de técnico necessita de
ensino médio completo e a de analista, certificado
formação superior.
Não foram divulgadas as áreas dos cargos, mas no site do TJ/PI consta as que têm maior número de postos vagos. Com isso, é provável que as vagas serão destinadas para tais funções.
Para
técnico, as com maior déficit de profissionais são as seguintes: administrativa/técnico administrativo, administrativa/oficial de transporte, especializada/técnico em informática e especializada/operador de som.
O emprego de
analista apresenta maior falta de profissionais nas seguintes áreas: administrativa/analista administrativo, administrativa/analista judicial, judiciária/analista processual, judiciária/escrivão judicial, judiciária/oficial de justiça e avaliador e judiciária/assessor jurídico de juiz.
Concurso para juiz
O TJ do Piauí também
pretende abrir um concurso para a colocação de magistrado. No ano passado, o órgão selecionou a banca organizadora dessa seleção, que vai ser a Fundação Carlos Chagas.
* Com informações do site da Ordem do Advogados do Brasil do Piauí