Oportunidades do novo concurso da Prefeitura Municipal de Uberaba, em Minas Gerais, será para diversos cargos de todos os níveis escolares. Ainda não há previsão para o lançamento do edital
Camila Diodato Publicado em 08/09/2015, às 12h05
A Prefeitura Municipal de Uberaba, no Estado de Minas Gerais, já iniciou os preparativos para a realização de novo concurso que visará o preenchimento de mais de 1.000 vagas.
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o edital de concurso está em fase de elaboração e, assim que pronto, será encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), que irá analisar o documento.
O prefeito Paulo Piau teve um encontro com o presidente do TCE/MG para informar sobre a realização do certame. “Fui abrir caminho para que tenhamos agilidade na análise quando o documento for protocolado. Expliquei sobre a importância do concurso para a cidade e as ações que já fizemos relativo aos servidores como o Plano de Carreira. Ele entendeu nossa preocupação e nossa pressa e avaliou como positivo a realização de concurso que irá abrir mais de mil vagas”, afirmou Piau destacando que assim que o documento for finalizado pela Secretaria de Administração, o mesmo será entregue para análise preliminar do Tribunal de Contas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.