Concurso terá vagas para assistente administrativo, servente de limpeza (CR), motorista, professor, psicólogo, enfermeiro, dentre outras carreiras
Camila Diodato Publicado em 18/12/2014, às 12h14
Localizada no Oeste Catarinense, a Prefeitura de Xanxerê, cidade cujo nome tem origem indígena e significa "campina da cascavel", realizará um novo concurso público com 15 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, distribuídas em várias carreiras.
Por meio de processo licitatório, a prefeitura já contratou a banca organizadora do certame, que será a Asscon-PP Assessoria e Consultoria Pública e Privada (www.assconpp.com.br). Até o momento não foi divulgada a data de publicação do edital.
O documento de licitação não apresenta os níveis de escolaridade, mas contém todos os cargos e os métodos de avaliações a serem aplicados.
Quem pleitear os empregos de assistente administrativo (CR), servente de limpeza (CR), auxiliar de serviços gerais escolares (CR), motorista (CR), cozinheira (CR), auxiliar de serviços gerais (CR), fiscal de tributos (CR), técnico em alimentos (CR) e agente epidemiológico (CR) passarão apenas por testes escritos.
Provas escritas e práticas serão os métodos utilizados para classificar os candidatos nas funções de operador de máquina pá-carregadeira (CR), operador de máquina motoniveladora (CR), operador de máquina escavadeira hidráulica (CR), operador de máquina retroescavadeira (CR), operador de máquina rolo compactador e motorista de caminhão com habilitação mínima na categoria C (CR).
As colocações que terão exames escritos e análise de títulos serão as de professor de educação física (CR), professor de artes – licenciatura plena (CR), professor de inglês – licenciatura plena (CR), professor de geografia (CR), professor de ensino fundamental séries iniciais (CR), professor de educação infantil (CR), professor de matemática – ensino fundamental – licenciatura plena (CR), professor de português – ensino fundamental – licenciatura plena (CR), técnico em enfermagem (CR), bioquímico (CR), psicólogo - 20 horas (CR), psicólogo - 40 horas (CR), nutricionista (CR), fisioterapeuta (CR), assistente social (CR), enfermeiro (CR), cirurgião dentista (CR), ortopedista (1), ginecologista/obstetra – 40 horas (1), ginecologista/obstetra – 20 horas (1), ginecologista/obstetra – 10 horas (CR), psiquiatra (1), pediatra – 20 horas (2), pediatra – 40 horas (1), infectologista (1), cardiologista (1), médico do trabalho (1), clínico geral (4), farmacêutico (CR), terapeuta ocupacional (CR) e técnico de saúde bucal (CR).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.