A carreira de guarda exige nível médio, dentre outros pré-requisitos. Esta será a primeira seleção da Guarda de Cuiabá e o salário inicial, após o curso de formação, corresponderá a R$ 1,6 mil
Camila Diodato Publicado em 09/12/2014, às 10h24
Previsto para ser lançado em novembro, o concurso para guarda municipal da Prefeitura de Cuiabá, no Mato Grosso, ficará para 2015. O certame apresentará cerca de 150 oportunidades para a carreira.
De acordo com o major Noelson Carlos, da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, a realização do processo seletivo sofrerá um atraso devido à disponibilidade orçamentária. Como a seleção depende de verba, ainda não há data prevista para divulgação do edital.
Assim que for verificado o orçamento para o próximo ano é que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, fará o processo licitatório para a escolha da empresa organizadora.
Para pleitear a função de guarda municipal, o candidato deverá possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,57m para mulheres e 1,67m para homens. Após a conclusão do curso de formação, o salário inicial será de R$ 1.600, fora a gratificação por desempenho de até 30%. As jornadas de trabalho serão de 40 horas semanais.
A triagem ocorrerá por meio da aplicação de provas objetivas e redação; aptidão física, testes psicológicos, investigação social e exames odontológicos; e curso de formação com duração de seis meses. Estima-se que as avaliações sejam aplicadas na segunda quinzena de janeiro de 2015 e que o curso de formação comece em março.