Carreira exige formação superior em qualquer área de atuação e a remuneração vigente é de R$ 15 mil. Oportunidades serão para o Distrito Federal
Camila Diodato Publicado em 19/11/2014, às 11h59
Saiu no Diário Oficial da União (DOU), de 18 de novembro, que o Instituto Rio Branco, por meio do Ministério das Relações Exteriores, escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebrespe), mais conhecido Cespe/UnB, para organizar o seu próximo concurso público para a carreira de diplomata.
De acordo com informações obtidas junto à assessoria da diretoria do Instituto Rio Branco, até o momento não foi definido o número de vagas que serão contemplados, porém, o edital já está programado para o início de 2015.
A função de diplomata requer certificado de formação superior (em qualquer área de atuação), desde que emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Consta na vigente tabela de remuneração dos servidores públicos federais que o vencimento inicial para o cargo é de R$ 14.290,72. Vale ressaltar que esse valor deve aumentar no começo do próximo ano.
Assim como nos concursos anteriores, as vagas serão lotadas em Brasília, no Distrito Federal (DF), mas as provas devem ser aplicadas em todas as capitais brasileiras: Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.