Apucarana/PR abrirá edital com 50 oportunidades

Concurso terá 20 vagas para assistente infantil e 30 para professor dos anos iniciais do ensino fundamental. As provas devem ser aplicadas em janeiro de 2015

Camila Diodato   Publicado em 25/11/2014, às 13h09

A Prefeitura de Apucarana, cidade localizada no centro-norte do Estado do Paraná, anunciou que fará um novo concurso público com 50 vagas destinadas à área de educação. Para organizar o certame, o órgão contratou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Fau-Unicentro).

De acordo com a secretaria de educação, o edital deve sair ainda nesta semana, no mais tardar, no início de dezembro. No processo seletivo haverá 20 postos para a função de assistente infantil e 30 para professor dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano).

Segundo a diretora-presidente da Autarquia de Educação de Apucarana, professora Marli Regina Fernandes da Silva, o número de vagas pode ser aumentado conforme a necessidade. Já o prefeito Beto Preto comentou que a realização do concurso será para suprir a falta de profissionais que estão prestes a se aposentar ou que usufruem da licença-prêmio.

Todos os candidatos passarão por avaliações objetivas que serão aplicadas em janeiro de 2015, devido a um atraso no cronograma, pois, inicialmente, estima-se que ocorreriam em dezembro. Os testes para professores devem ser aplicados no período da manhã e o dos assistentes, à tarde.

Concurso de 2010


A prefeitura promoveu edital com 43 ofertas, sendo 20 para a carreira de assistente infantil, uma para mecânico de autos, uma para mecânico de máquinas pesadas, uma para operador de máquinas e 20 para operário.

Na ocasião, o processo seletivo constou de avaliações objetivas para todos os participantes e testes práticos para quem pleiteou os empregos de mecânico, operador e operário.

Programa


Confira abaixo o conteúdo programático para a colocação de assistente infantil apresentado no edital de 2010:

Relações interpessoais: os grupos sociais e a interação do homem em cada um. A importância do feedback. A comunicação verbal e a não-verbal. A formação da percepção humana. Diagnóstico do trabalho em equipe. A integração grupal e as regras de dinâmica do trabalho em equipe, suas características e suas consequências. Os diferentes tipos de "transações" humanas. Como obter a integração de uma equipe.

Português: compreensão e interpretação de textos. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos de comunicação e funções da linguagem. Fonética e fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Crase. Flexão nominal e verbal. Análise sintática. Concordância verbal e nominal. Colocação e uso de pronomes: pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos. Regência nominal e verbal. Uso do hífen, abreviaturas, siglas e símbolos. Figuras de sintaxe. Noções de semântica.

Matemática: número inteiro, fracionário, decimal e racional. Operações fundamentais. Resolução de problemas. Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples. Regra de três simples e composta. Potenciação. Radiciação. Principais funções elementares: equações de 1° grau e 2° grau. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória. Geometria básica. Noções de lógica.

Conhecimentos gerais:
história moderna e contemporânea do Brasil e do Paraná. Geografia do Brasil e do Paraná. Organização social e política do Brasil e do Paraná. História e geografia do município de Apucarana. Ciências da natureza (noções gerais de biologia, química e física). Noções básicas de operação com arquivos em ambiente Windows, atualidades locais, nacionais e internacionais notícias veiculadas nos principais meios de comunicação.

Conhecimentos específicos: princípios constitucionais da educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional e legislação complementar. Financiamento da educação. Fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e políticos da educação infantil. Proposta pedagógica da educação infantil. Prática pedagógica: métodos e princípios. Inclusão na educação infantil. Referenciais curriculares nacionais para educação infantil. Desenvolvimento infantil com base nas concepções de vygotski e piaget. Organização do tempo e espaço nas instituições de educação infantil.

* Com informações do site da Prefeitura de Apucarana

Sobre Prefeitura Apucarana

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.