Eunápolis/BA publicará edital com mais de 400 vagas

Prefeitura abrirá oportunidades para candidatos com níveis fundamental, médio e superior. A banca organizadora do concurso já foi escolhida

Camila Diodato   Publicado em 04/12/2014, às 14h50

Município baiano às margens da BR-101 e com cerca de 110.000 habitantes, Eunápolis irá receber mais de 400 novos servidores que pertencerão ao quadro de pessoal da prefeitura local.

Em 24 de novembro, o secretário de Administração da prefeitura, Arnaldo Vianna, assinou a ordem de serviço para a realização do concurso público. De acordo com o órgão serão abertas mais de 400 vagas distribuídas em mais de 100 cargos de níveis fundamental, médio e superior.

A banca organizadora do certame será a MSM Consultoria & Projetos Ltda, que foi escolhida por meio de licitação na modalidade tomada de preços. Agora, a empresa iniciará a produção do edital, previsto para ser publicado no início de 2015.

Este deve ser o maior processo seletivo realizado pela Prefeitura de Eunápolis e a estimativa é de haja aproximadamente 20.000 inscritos.

Segundo Vianna, “o prefeito entende que quanto mais qualificado para o cargo for o servidor, melhor serviço ele poderá ofertar à nossa população. Ganha o servidor que terá a estabilidade e a segurança de efetivo, e ganha a população que será atendida por profissionais qualificados”.

Última seleção


Em junho de 2014, a prefeitura recebeu as inscrições de concurso com 73 oportunidades de níveis médio e superior.  A organização do certame também ficou sob a responsabilidade da MSM e os salários oscilaram entre R$ 724 e R$ 1.642,66.

As ofertas se destinaram às seguintes carreiras: auxiliar administrativo, assistente social, cuidador, educadores sociais, facilitadores de oficinas de esporte e lazer, facilitadores de oficinas de arte e cultura, nutricionista, pedagogo coordenador, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Todos os participantes foram submetidos às avaliações objetivas com perguntas de múltipla escolha. Quem se inscreveu nos empregos de nível superior também passou por análise de títulos.

Sobre Prefeitura Eunápolis

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.