Equipe iniciará levantamento para verificar cargos vagos e os que podem ser criados. Prefeito não quer que ocorra o mesmo de 2012, quando concurso com mais de 2.000 vagas foi suspenso pelo TCE
Camila Diodato Publicado em 22/01/2015, às 12h28
A Prefeitura de Parintins, cidade localizada no interior do Amazonas conhecida por sediar o Festival Folclórico com o mesmo nome, formou a comissão que ficará responsável pela realização do novo concurso público.
Para presidir a comissão foi escolhido Ed da Silva Maia; o posto de vice-presidência é ocupado por Eliane Regina Paiva de Melo; o secretário selecionado chama-se Elias Marinho Sicsu; já os nomes dos membros são Marcos Aurélio Matos da Luz, Joselito Pimentel de Araújo, Aluilson Sampaio Bentes e Thereza Cristina Batista Bulcão.
Segundo informações do site da prefeitura, um dos compromissos do prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, é a abertura do processo seletivo para que toda a população tenha o direito de ingressar no serviço público. “Peço a todos os parintinenses que se preparem, pois será um certame sério que vai privilegiar o conhecimento”, afirmou Carbrás.
Ainda não há muitos detalhes da seleção, mas provavelmente deverá contemplar muitas oportunidades. Somente após o levantamento que a comissão fará para verificar os cargos públicos vagos e avaliar novos cargos é que poderá ser definida a data para o lançamento do edital.
Carbrás disse que o novo concurso atenderá todos os critérios legais para que não aconteça como em 2012, quando o processo seletivo foi suspenso por ser considerado ilegal pelo Tribunal de Contas do Estado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.