Segurança Pública/AM realizará novo concurso público

Até o momento, a instituição não definiu as carreiras e a quantidade de vagas a serem contempladas no certame

Camila Diodato   Publicado em 27/10/2014, às 12h52

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) iniciou os preparativos para a realização de um novo processo seletivo destinado ao provimento de diversas carreiras efetivas.

Por meio de dispensa de licitação, a secretaria contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para prestar serviços técnico-especializados no planejamento, organização e execução de concurso público.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, apesar de já ter sido escolhida a empresa organizadora, até o momento não foram definidos os cargos e o número de oportunidades. O que se sabe é que o certame contemplará vagas para o próprio quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública.

O responsável pelo setor de comunicação ainda informou que não há previsão para o lançamento do edital, porque a comissão de concurso voltará a preparar a seleção somente agora, após o término das eleições.

Assim que definir as profissões e a quantidade de vagas, a secretaria se reunirá com a FGV para iniciar a elaboração do edital.

Sobre o órgão - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas é responsável pela coordenação geral de todas as atividades do Sistema de Segurança Pública, que tem como integrantes as polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Corpo de Bombeiros, Corregedoria Geral, Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (Iesp) conforme prevê as leis delegadas nº 2, de 14 de abril de 2005 e 59, de 29 de julho de 2005. Compõe ainda o quadro a Secretaria-Executiva-Adjunta do programa Ronda no Bairro (Searb).

Compete a SSP, a formulação, execução e a supervisão das atividades policiais ou correlatas, com o objetivo do livre exercício dos Poderes Constituídos, a ordem e a segurança pública. É responsável ainda pela manutenção de intercâmbio policial com organizações afins, em âmbito nacional, e pelo acompanhamento, com autoridades administrativas e judiciárias, da aplicação de medidas legais e regulamentares.