Concurso oferecerá oportunidade com exigência de todos os níveis escolares. Organizadora já está definida e edital sairá amanhã (7/11)
Camila Diodato Publicado em 06/11/2014, às 10h51
A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo e distante 49 km da capital, prepara um novo concurso público, que deve apresentar 256 oportunidades imediatas, além de formação de cadastro reserva.
O Instituto Nosso Rumo, que ficará responsável pela organização do certame, informou que haverá vagas destinadas a profissionais de todos os níveis escolares. O edital está previsto para sair nesta sexta-feira (7/11).
No certame haverá oportunidades para diversos cargos de nível fundamental como agente administrativo, agente comunitário de saúde, assistente de secretária, carpinteiro, merendeira, motorista, dentre outros.
Ensino médio e/ou técnico será requisito para postos como agente de trânsito, assistente de informática, auxiliar de desenvolvimento da educação básica, fiscal ambiental, oficial de RH.
Já o diploma de graduação habilitará a participação em várias profissões, sendo algumas delas: arquiteto, médico, assistente social, engenheiro civil, contador e nutricionista.
Seleção anterior – Em 2013, a prefeitura lançou um concurso contemplando 63 postos, sendo 60 para a carreira de merendeira e três para nutricionista. A primeira função necessitou de nível fundamental e, a outra, de formação superior.
O processo seletivo dos participantes ocorreu por meio de testes objetivos compostas de perguntas de múltipla escolha. As questões versaram sobre conhecimentos específicos, legislação municipal, língua portuguesa e matemática.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.