PGE/PA realizará concurso com 20 vagas de procurador

Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE/PA) já contratou a organizadora UEPA para executar o concurso com 20 vagas para o cargo de procurador, cargo que exige nível superior em direito

Yahell Luci Lima   Publicado em 10/07/2015, às 15h49

Há três anos sem realizar um novo processo seletivo, a Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE/PA) planeja abrir seu XX concurso público em breve para a contratação de 20 procuradores. 
De acordo com o divulgado no Diário Oficial do último dia 9 de julho, a organizadora da seleção já foi contratada e a execução do certame ficará por conta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O contrato entre a organizadora e a procuradoria foi assinado no dia 8 de julho. O valor global estimado dos serviços ficou em R$ 298.631,37 e o contrato vigerá até a conclusão de todas as etapas de execução do processo seletivo. 
O cargo de procurador exige bacharel em direito e o processo seletivo contará com provas objetiva, subjetiva e prática.

Último concurso


O último processo seletivo realizado pela PGE/PA aconteceu em 2012. Na ocasião, foram abertas 12 oportunidades para o cargo de procurador e organização do concurso também foi realizada pela UEPA.
Na época, a remuneração inicial da carreira era constituída de vencimento-base no valor de R$ 7.409,54, acrescido de gratificações legais e outras vantagens previstas na Lei Complementar nº 041/2002 e respectivas alterações.
Os inscritos foram submetidos a avaliações objetiva, com questões de múltipla escolha; escritas dissertativas; escritas de natureza prática; e prova de títulos.


Sobre Procuradoria Geral da República

O Ministério Público (por vezes chamado também de Procuradoria-Geral, Ministério Fiscal e Promotoria Geral) é um organismo público, geralmente estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção da investigação dos fatos que revestem os caracteres de delito, de proteção às vítimas e testemunhas, e de titularidade e sustento da ação penal pública.