Ministério das Relações Exteriores divulgou detalhes do concurso que visa preencher vagas na carreira de diplomata, que exige nível superior em qualquer área e oferece remuneração de R$ 15.005,26.
OMinistério das Relações Exteriores divulgou nesta segunda-feira, dia 8, que o próximo concurso do órgão terá 30 vagas para a carreira de diplomata.
A expectativa é que o concurso seja aberto em breve, uma vez que esse processo seletivo sempre ocorre no primeiro semestre do ano. Segundo fontes do Itamaraty, a seleção já faz parte da história do Ministério das Relações Exteriores, já que desde 1945, quando o
Instituto Rio Branco (IRBr) foi criado, o concurso para diplomadas sempre foi feito.
Apesar de não oficializada, a organização do
concurso para diplomata do Instituto Rio Branco deve ser realizada pelo Cespe/UnB, como vem acontecendo todos os anos.
Prepare-se para o concurso do CESPE/UnB
Provas Online para CESPE/UnBVídeoaulas para CESPE/UnBPara concorrer à colocação, os candidatos devem ter diploma de
ensino superior completo em qualquer área, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial para o cargo é de R$ 15.005,26.
Provas
Os interessados em concorrer a uma das vagas terão que enfrentar três fases de seleção.
Na primeira delas haverá prova objetiva de caráter eliminatório sobre português, história do Brasil, história mundial, , geografia, política internacional, inglês, noções de economia, direito e direito internacional público.
Os aprovados serão convocados para realizar uma avaliação discursiva de português.
A terceira e última fase da seleção será composta por provas discursivas sobre história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, além de prova objetiva de língua espanhola e francesa.
No último
concurso do Ministério das Relações Exteriores, as provas foram aplicadas em todo o Brasil, apesar de as vagas serem apenas para trabalhar em Brasília, no Distrito Federal.
Concurso anterior
Em fevereiro de 2014, o
IRBr lançou um concurso com 18 ofertas para o emprego de diplomata. A organização do certame ficou sob a responsabilidade do Cespe/UnB.
Na ocasião os concorrentes também tiveram que participar de um processo seletivo com três fases, nos mesmos moldes que será realizado o próximo certame.