Concurso Bombeiros RS: último dia para 800 vagas

Todas as chances do edital são para o cargo de guarda-vidas, que requer ensino fundamental completo e paga R$ 2 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 07/11/2018, às 09h21

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul encerrará nesta quarta-feira (7) as inscrições do processo seletivo que preencherá 800 vagas temporárias para a função de guarda-vidas civis. Do total de ofertas, 700 são para a habilidade em águas de mar e 100 para águas internas. 

Para disputar uma das vagas, o candidato deve possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental, idade máxima de 55 anos até a data final das inscrições e altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens. A remuneração é de R$ 2.000, com acréscimo de 100% a título de risco de vida, vale-refeição e auxílio-transporte.

De acordo com o edital, os guarda-vidas civis temporários executarão suas funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados.

A lotação para a habilidade de salvamento aquático em águas de mar ocorrerá nos seguintes municípios: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Já para a habilidade de salvamento aquático em águas internas, a atuação será nas cidades de: Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi, São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo Vale Verde, Serafina Correa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.

Etapas do concurso dos Bombeiros RS

Aqueles que pretendem participar do certame devem preencher o formulário de inscrição no site dos Bombeiros/RS (www.cbm.rs.gov.br).  

O processo seletivo dos Bombeiros/RS será constituído de três fases: exame de saúde e mental, de caráter eliminatório; exame de aptidão física, classificatório e eliminatório; e capacitação técnica, classificatório e eliminatório.

O exame de saúde e mental será realizado por Junta Policial Militar de Saúde que avaliará os candidatos quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental. Serão analisados: peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e exame clínico.

Já o exame de aptidão física contará com duas fases, sendo a primeira composta pelas seguintes atividades: 15 apoios sobre o solo, 35 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.050 metros em 12 minutos. A segunda fase será constituída de corrida de 50 metros em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 segundos; e nadar 200 metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido, em um tempo máximo de cinco minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa.

A capacitação técnica terá duração de 200 horas/aula, com estágio supervisionado. Os candidatos serão submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.

As provas serão realizadas nos locais, datas e horários a serem comunicados no cronograma, a ser divulgado, oportunamente, pelos Bombeiros/RS através de avisos e convocações.