Processo seletivo da Aeronáutica encerra hoje inscrição para 526 vagas

O processo seletivo da Aeronáutica tem ofertas para candidatos com nível médio. Chances estão distribuídas entre seis estados e o Distrito Federal

Patricia Lavezzo   Publicado em 24/11/2022, às 08h12

Divulgação

Terminam hoje, dia 24 de novembro, as inscrições do processo seletivo da Aeronáutica. A seleção reúne 526 vagas para convocação e incorporação de sargentos temporários, para o ano de 2023.

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem possuir ensino médio completo e não ter completado 41 anos de idade até a data da sua incorporação.

O cadastro deve ser realizado exclusivamente pela internet, através do site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br.

Oportunidades estão distribuídas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Sul e Pará, além do Distrito Federal. 

Distribuição das vagas

O processo seletivo da Aeronáutica conta com 526 vagas para convocação e incorporação de sargentos temporários. A exigência é de ensino médio e idade inferior a 41 anos. 

Os convocados serão declarados terceiros-sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica. A remuneração mensal do terceiro-sargento é de R$ 5.978.

As 526 vagas estão distribuídas entre as seguintes especialidades:

Mais informações

O processo seletivo da Aeronáutica será constituído das seguintes etapas:

  1. Entrega de Documentos (ED);
  2. Validação Documental (VD);
  3. Avaliação Curricular (AC);
  4. Concentração Inicial (CI);
  5. Inspeção de Saúde (INSPSAU) e Avaliação Psicológica (AP);
  6. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  7. Concentração Final (CF); e
  8. Habilitação à Incorporação (HI).

Estágio de Adaptação para Praças

Os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP), que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do quadro de sargentos da reserva de 2ª classe convocados.

O EAP terá duração total de 12 meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases:

  1. com duração prevista de 54 dias corridos, será realizada em uma das Organizações Militares constantes no Anexo C do edital, ou em outras designadas pelo COMAER, e terá como objetiva adaptar os incorporados à atividade militar por meio da instrução militar e treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento militar e de emprego de tropa;
  2. visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação; e
  3. visa ao aprimoramento profissional.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do processo seletivo da Aeronáutica.

concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores