Processo seletivo do TJ RJ encerra hoje inscrição para mediador judicial

O processo seletivo do TJ RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) oferece 100 vagas imediatas, distribuídas entre 13 núcleos regionais

Patricia Lavezzo   Publicado em 30/11/2023, às 08h12

Crédito: Brunno Dantas/TJ RJ

Hoje, 30 de novembro, é o último dia de inscrição do processo seletivo do TJ RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro). A seleção preencherá 100 vagas para a função de mediador judicial, além de formação de cadastro reserva.

As inscrições serão recebidas até as 16h, exclusivamente pela internet, através do site da Fundação Getúlio Vargas – FGV (https://conhecimento.fgv.br), banca organizadora do processo de seleção.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 180, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Distribuição das vagas

Do total de ofertas, 61 são para ampla concorrência, 35 para negros ou indígenas e quatro para pessoas com deficiência. Confira, na tabela abaixo, a distribuição das vagas por núcleo regional:

A remuneração do mediador judicial é de R$ 79,67 por sessão realizada. Cada mediador judicial deverá realizar, no mínimo, 16 sessões por mês, ficando a critério do juiz coordenador do CEJUSC a organização da pauta, podendo tal meta ser alterada por deliberação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.

Veja os requisitos

Interessados em participar da seleção devem possuir os seguintes requisitos:

  1. ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  2. ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  3. ser considerado apto no exame de higidez física e mental, mediante apresentação dos laudos, exames e declaração de saúde que forem exigidos;
  4. não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública;
  5. estar apto física e mentalmente para o exercício da função, não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições deste, conforme apuração pelo Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;
  6. não registrar antecedentes criminais; e
  7. ser inscrito no cadastro de mediadores judiciais do NUPEMEC.

Confira as provas que serão aplicadas

O processo seletivo do TJ RJ será constituído de cinco fases, especificadas abaixo:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. comprovação dos requisitos para o exercício da função, de caráter eliminatório.

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 40 de conhecimentos específicos. Já a redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 15 e máximo de 30 linhas.

As provas serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes na data prevista de 28 de janeiro de 2024, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do processo seletivo do TJ RJ.

* Notícia útil para o Estado do Rio de Janeiro. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos abertos concursos rj (rio de janeiro) provas anteriores