Processo seletivo IBGE abre 42 vagas de nível médio em 9 Estados

O processo seletivo IBGE tem oportunidades para função de agente censitário de administração e informática e salário de R$ 1,7 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 16/09/2022, às 11h13 - Atualizado às 11h22

Divulgação

Um novo edital de processo seletivo simplificado foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e as inscrições inclusive já estão abertas. Desta vez, o processo seletivo IBGE preencherá 42 vagas temporárias na função de agente censitário de administração e informática.

Para disputar uma das vagas o candidato deve possuir escolaridade mínima de ensino médio completo. O salário inicial é de R$ 1.700, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo acrescido dos benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

Entre as atribuições do agente censitário de administração e informática, estão: adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de recenseadores; colaborar na organização e na administração dos postos de coleta de sua coordenação de subárea; auxiliar a coordenação estadual de informática no preparo, instalação e configuração de equipamentos de informática, pontos de rede (dados e voz) hardwares e softwares nos postos de coleta e subárea; entre outras.

As exigências para o desempenho das atribuições são:

  1. capacidade de entendimento e comunicação verbal para atendimento ao público;
  2. acuidade visual para conferir documentos, elaborar e transcrever textos, dados e/ou planilhas em microcomputador;
  3. agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos no cronograma das atividades censitárias e de acordo com o padrão de qualidade requerido;
  4. acuidade visual para elaborar documentos técnicos e elaborar planilhas; e
  5. capacidade motora para manusear microcomputador e seus periféricos durante a realização do trabalho.

Os contratos de trabalho terão vigência de 30 dias e a previsão de duração do contrato é de até cinco meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 dias.

Saiba mais sobre a inscrição e avaliação

Gratuitas, as inscrições presenciais serão recebidas até o dia 21 de setembro de 2022. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição – disponível no anexo III do edital – e entregá-lo em um dos postos de inscrição do IBGE, que podem ser conferidos clicando aqui.

Todos os inscritos no processo seletivo IBGE serão submetidos à análise de títulos, de caráter classificatório. Serão aceitos os seguintes títulos acadêmicos: ensino médio completo (5 pontos), nível superior incompleto (7 pontos) e superior completo (10 pontos).

Processo seletivo IBGE: veja distribuição das vagas por municípios

O novo processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE conta com 42 vagas para nove Estados (Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. Veja, a seguir, a distribuição de vagas por município sede:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições e cronograma, na página do processo seletivo IBGE.

concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais