Processo Seletivo Marinha Mercante: saiu edital com 263 vagas de nível médio

As inscrições para o Processo Seletivo Marinha Mercante serão recebidas de 1º a 15 de junho de 2022. Confira quais serão as etapas do concurso público

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 19/05/2022, às 20h09

Divulgação

Foi publicado o edital simplificado de abertura do novo Processo Seletivo Marinha Mercante, destinado a preencher 263 vagas nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). As oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira: 144 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e 119 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará.

Ensino médio completo até 30 de janeiro de 2023 é requisito para a candidatura. Além disso, é preciso ser brasileiro nato (sexo masculino ou feminino); ter CPF e documento de identificação com foto; ter pelo menos 17 anos de idade e, no máximo, 23 anos em 1º de janeiro de 2023; altura mínima de 1,54 e máima de 2,00m; não ter filhos ou dependentes; não ser casado ou ter constituído união estável; e não ser réu em ação penal.

Também é condição para participar da seleção:

Período de inscrição

As inscrições serão recebidas de 1º a 15 de junho de 2022, de forma eletrônica, ao custo de R$ 65. O pedido de isenção do pagamento dessa taxa pode ser feito nos três primeiros dias do período de inscrição. O edital completo do Processo Seletivo Marinha Mercante, com mais detalhes sobre o certame, será disponibilizado aos candidatos em breve no site www.marinha.mil.br/ciaga/

+Leia aqui o edital simplificado

Etapas do concurso público

O Processo Seletivo Marinha Mercante contemplará três fases, previstas para ocorrer entre os dias 20 de agosto de 2022 e 27 de janeiro de 2023. A primeira etapa será o exame de conhecimentos, que exigirá a resolução de questões sobre português, inglês e a elaboração de uma redação no primeiro dia (20/8). Já no dia seguinte (21/8), serão aplicadas as provas de matemática e física. Nas duas datas, os portões serão abertos às 8h e e fechados às 9h. O exame deve ser concluído em quatro horas, das 10h15 às 14h15. O certame inclui, ainda:

+++O JC Concursos disponibiliza mais informações na página do Processo Seletivo Marinha Mercante.

concursos concursos publicos concursos abertos concursos 2022 concursos federais

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.