Oportunidades do processo seletivo Marinha Mercante são para candidatos de ambos os sexos e com curso técnico de nível médio
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 08/04/2022, às 08h12
Terminam hoje, dia 8 de abril, as inscrições do processo seletivo Marinha Mercante para Admissão ao Curso de Adaptação para Aquaviários - módulo específico para marítimos, seção de máquinas. A seleção oferece 30 vagas para candidatos dos sexos masculino e feminino.
Oportunidades são para a categoria de eletricista, que requer curso técnico de nível médio com um dos cursos relacionados a seguir: técnico em eletricidade; técnico em eletrônica; técnico em automação; ou técnico em telecomunicações.
Para se inscrever, o candidato deverá enviar os documentos, obrigatoriamente, por correspondência, remetida via Correios, em envelope único para o seguinte endereço:
O candidato deverá encaminhar cópia das seguintes documentações (sem necessidade de serem autenticadas):
A taxa de inscrição custa R$ 8 e o pagamento deverá ser efetuado por meio de Guia de
Recolhimento da União (GRU) emitida através do endereço www.dpc.mar.mil.br.
O processo seletivo Marinha Mercante será constituído das seguintes etapas:
A prova escrita será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo nove de língua portuguesa, nove de matemática e 12 de eletricidade. Ela será aplicada na data prevista de 1º de maio de 2022, no CIABA, situado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 245, Pratinha, Belém/PA.
O curso será constituído por um período escolar, realizado em sala de aula, e após aprovação, por um Período de Estágio - Programa Operacional a Bordo (PPOB) realizado por um período de oito semanas a bordo de embarcações mercantes com potência propulsora maior ou igual a 750KW, utilizadas na navegação em mar aberto ou no apoio marítimo, nas quais lotarem a categoria de eletricista.
Os cursos serão ministrados no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), situado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 245 - Pratinha - Belém/PA, em regime de externato, no período de 16 de maio a 16 de setembro de 2022.
Os alunos farão jus ao complemento alimentar. Devido às condições impostas pela Pandemia de Covid-19, não será disponibilizado alojamento aos alunos no decorrer do curso.
Ao ser aprovado no Curso de Adaptação para Aquaviários - Módulo específico para Marítimos - Seção de Máquinas - Eletricidade, o aluno será declarado eletricista.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do processo seletivo Marinha Mercante.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.