A participação no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Lambari deverá ser garantida entre os dias 16 e 19 de março
Patricia Lavezzo Publicado em 05/03/2018, às 14h22
Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros o edital de abertura das inscrições do processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal de Lambari, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 200 vagas do seu quadro de temporários.
Interessados deverão realizar a inscrição presencial entre os dias 16 e 19 de março, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua José Horton de Moraes, nº 335, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h. A ficha cadastral está disponível no anexo II do edital, que encontra-se anexado à notícia. No ato da inscrição, o candidato deverá levar cópias autenticadas dos documentos comprobatórios obrigatórios. Não serão cobradas taxas de participação.
Todos os inscritos no processo seletivo da Prefeitura de Lambari serão avaliados por meio de duas etapas: análise dos títulos e experiência profissional (4 pontos); e entrevista (6 pontos).
Para ensino fundamental, as chances são para as funções de fiscal sanitário (6 vagas), auxiliar de consultório odontológico (4), recepcionista (1), recepcionista pronto-socorro (2), auxiliar de almoxarifado pronto-socorro (1), auxiliar de higiene e limpeza (5), auxiliar de higiene e limpeza do pronto-socorro (2), auxiliar de gessos hospitalares (2), assistente de farmácia (3), atendente de transporte (3), monitor de transporte (2), motorista da saúde (12), atendente de saúde (6) e artesão (1).
Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de agente comunitário de saúde (44), agente de endemias (9), técnico administrativo (5), auxiliar administrativo para compras da saúde (1), operadora de sistemas da saúde (1), técnico de enfermagem (13), técnico de enfermagem pronto-socorro (10) e técnico em radiologia (2).
Nível superior é requisito para os cargos de enfermeiro (8), enfermeiro pronto socorro (5), enfermeiro CAPS (1), farmacêutico do pronto-socorro (1), dentista PSF (2), dentista (2), fonoaudióloga (3), nutricionista (2), fisioterapeuta (4), psicólogo (4), assistente social (2), terapeuta ocupacional (1), técnico educacional (1), educador físico (1) e médico nas especialidades de PSF (5), pediatra (3), cardiologista (2), ortopedista (2), cirurgião (3), perito (1), oftalmologista (23), endocrinologista (1), geriatra (3), programas de atenção básica (1), obstetra (2), ginecologista (1), saúde mental (2) e radiologista (1).
As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Lambari/MG partem de R$ 954 e chegam a R$ 6.490.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.