De acordo com responsáveis pelo setor de recursos humanos da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), ainda não há previsão para novo edital
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/07/2016, às 10h45
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) divulgou, por meio de publicação em Diário Oficial, nesta terça-feira, 19 de julho, a prorrogação do contrato com o Instituto Zambini, que tem organizado os últimos concursos da empresa.
Porém, de acordo com responsáveis pelo setor de recursos humanos da autarquia, o processo é apenas administrativo. A realização de um novo concurso somente está prevista para ocorrer a partir de 2018, uma vez que o prazo de validade da última seleção, iniciada em 2013, foi prorrogado até dezembro de 2017.
Em 2013 foram abertas 125 vagas, sendo 17 para quem possui ensino médio e 108 para nível superior.
Para ensino médio, as vagas foram para os cargos de técnico administrativo e técnico de informática.
No caso de nível superior, as opções foram para analista de informática nas áreas de desenvolvimento baixa plataforma; desenvolvimento mainframe; pré-vendas, marketing e gestão de projetos; produção data center e rede e segurança; além de analista de suporte nas áreas de gestão administrativa; gestão, comunicação – jornalismo; gestão – contabilidade; estatística e pesquisa; e produção data center; bem como arquiteto; engenheiro civil; especialista em desenvolvimento baixa plataforma; desenvolvimento mainframe e suporte gestão – administrativo; e especialista suporte e gestão – fiscal e tributário.
Para todas as opções também foi necessário possuir experiência anterior de seis meses em áreas relacionadas ao cargo pretendido.
Definitivamente consolidada como empresa de tecnologia da informação, a Prodesp se posiciona hoje como agente ativo da transformação digital do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvendo soluções inovadoras que estão mudando não só a gestão pública, mas principalmente o relacionamento com o cidadão.
Entre as soluções mais recentes criadas pela Prodesp, estão o SP Sem Papel, que substituiu os processos do Estado em papel por versões digitais, com ganhos de eficiência, transparência, produtividade e redução de custos; o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos totalmente digital; o Balcão Único da Jucesp, onde é possível abrir e legalizar uma empresa em poucos minutos; e o aplicativo Poupatempo Digital, que coloca mais de duas centenas de serviços públicos na palma da mão do cidadão.
A atuação da empresa durante a pandemia do novo coronavírus foi um capítulo a parte, com a digitalização em tempo recorde de dezenas de serviços, o que permitiu manter o atendimento ao cidadão enquanto os postos do Poupatempo permaneceram fechados e quando reabriram com capacidade reduzida; e a disponibilização de soluções para, entre outras finalidades, colocar em teletrabalho milhares de servidores; distribuir refeições gratuitas à população de rua nos restaurantes Bom Prato; monitorar dados estatísticos da doença; dar transparência aos gastos realizados no enfrentamento da covid-19; e permitir o pré-cadastro para a vacinação, com o intuito de agilizar o atendimento na hora da imunização.
Ao mesmo tempo em que se acelerou a digitalização de serviços, foi concebido um novo modelo de posto físico do Poupatempo, mais compacto, centrado em serviços eletrônicos multicanais, complementados com plataforma única de atendimento presencial. O objetivo é viabilizar e facilitar a rápida expansão do programa para novas cidades do Estado.
A Prodesp também está presente na infraestrutura de TI do Estado como administradora da Intragov, rede IP multisserviços do governo paulista, que interliga os órgãos estaduais entre si e ao mundo Internet; e com seu Data Center, um dos maiores da área pública na América Latina, onde é processada e armazenada a maior parte das informações dos órgãos públicos paulistas.
Em 2021, nos termos da Lei Estadual nº 17.056/2019 e do Decreto nº 64.418/2019, a Prodesp incorporou a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, empresa com 130 anos de história e também dona de importante legado de inovação na administração pública paulista. Da sinergia da expertise das duas empresas, nasceu uma companhia mais moderna, inovadora, com visão global multidisciplinar, facilitadora de processos e portfólio de serviços ampliado, que passou a incluir a publicação do Diário Oficial do Estado Online e a emissão de certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.