A previsão é de que sejam contratados 90 Gestores no próximo ano e outros 90 em 2010.
Redação Publicado em 26/09/2008, às 17h06
Com o propósito de agilizar os processos da máquina administrava, o governo do Distrito Federal pretende criar a carreira de Gestor de Políticas Públicas.
O projeto foi encaminhado à Câmara Legislativa e, se for aprovado, será realizado concurso para selecionar 180 profissionais que receberão salários que variam entre R$ 13 e R$ 16 mil.
A previsão é de que sejam contratados 90 Gestores no próximo ano e outros 90 em 2010.
O Governo pretende formar um grupo de especialistas para que possa ter condições de desenhar novas políticas, acompanhar as existentes e fazer com que elas sejam mais ágeis com um custo menor.
Gestor de Políticas Públicas
O GPP é um administrador público capacitado para analisar a realidade social, econômica e política do mundo, desenvolver estratégias para resolver problemas coletivos e organizar estruturas de instituições públicas.
O profissional deve ser capaz de diagnosticar os problemas da sociedade e de propor soluções aplicáveis. Atualmente, é uma carreira com demanda crescente.
Atribuições
Conheça algumas atribuições do cargo de Gestor de Políticas Públicas: propor, elaborar, coordenar e exercer atividades relacionadas à gestão de políticas públicas nos aspectos técnicos e administrativos; gerenciar planos, programas e projetos no âmbito da administração pública estadual, direcionados ao desenvolvimento sustentável nas áreas de infra-estrutura, produção, economia, comércio exterior, inclusão social, meio ambiente, saúde, educação e segurança pública; acompanhar o orçamento estadual; desenvolver estudos e pesquisas aplicadas à gestão; elaborar e executar políticas de incentivos ao desenvolvimento regional.
Danilo Schramm