Inscritos para o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam a avaliação objetiva neste domingo (27). Confira principais regras e informações para evitar imprevistos
Samuel Peressin Publicado em 25/11/2022, às 12h11 - Atualizado às 12h18
Com mais de 1 milhão de inscritos de todo o Brasil, o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá a prova objetiva aplicada neste domingo (27).
Estão em disputa 1.000 vagas para técnico do seguro social — haverá também formação de cadastro reserva para 2.373 oportunidades.
Opção para quem possui ensino médio, a carreira oferece salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação.
Para evitar imprevistos, é indispensável estar por dentro dos horários (sempre de Brasília) e das regras sobre itens permitidos e proibidos nos locais de prova. Confira abaixo.
Abertura dos portões: 13h
Início da prova: 14h
Encerramento da prova: 17h30
Responsável pela organização do concurso, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Evento) recomenda que os candidatos cheguem, no mínimo, uma hora antes do início do exame, ou seja, às 13h.
Os candidatos poderão sair do local de exame uma hora após o seu início, ou seja, a partir das 15h.
Sim, mas só será possível sair com o caderno de prova 15 minutos antes do fim, ou seja, a partir de 17h15.
Além do comprovante de inscrição, os candidatos deverão levar um documento de identidade com foto. Serão aceitos, por exemplo:
carteira de identidade expedida por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação ou Corpos de Bombeiros Militares;
passaporte brasileiro;
carteira de trabalho;
CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
certificado de reservista;
documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital), apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
De acordo com o Cebraspe, os candidatos devem utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente.
Não. Conforme estabelece o edital, apenas caneta preta fabricada em material transparente poderá ser utilizada. Itens como lápis, lapiseira, marca-texto e borracha não são permitidos.
O Cebraspe recomenda que os candidatos não levem quaisquer aparelhos eletrônicos, como celular, calculadora, tablet, gravador, pen drive e similares, além de relógio, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné, gorro e/ou outros acessórios de chapelaria.
A lista de itens proibidos inclui, ainda, recipientes que não sejam fabricados com material transparente, entre eles: garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas).
De acordo com o edital, o que for proibido deverá ser guardado dentro do envelope porta-objetos fornecido pela equipe de aplicação da prova. No caso de celular, o aparelho deverá permanecer desligado durante toda a permacência na sala de prova.
Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 16 de setembro a 4 de outubro
Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de outubro
Prova objetiva: 27 de novembro
Divulgação do gabarito preliminar: 29 de novembro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do INSS
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal com sede em Brasília (DF), vinculada ao Ministério da Previdência e do Trabalho, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange mais de 40 milhões de contribuintes.
O INSS possui em seu quadro administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do país, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas. Conta com cerca de 1.200 unidades de atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em todos os Estados da Federação. Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada. O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a maximização e otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios da sociedade em geral.
O INSS tem a seguinte estrutura organizacional: órgãos de assistência direta e imediata ao presidente (Gabinete; Assessoria de Comunicação Social; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social), órgãos seccionais (Procuradoria Federal Especializada; Auditoria-Geral; Corregedoria-Geral; Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística; e Diretoria de Gestão de Pessoas), órgãos específicos singulares (Diretoria de Benefícios; Diretoria de Saúde do Trabalhador; e Diretoria de Atendimento) e unidades descentralizadas: (Superintendências-Regionais; Gerências-Executivas; Agências da Previdência Social; Procuradorias-Regionais; Procuradorias-Seccionais; Auditorias-Regionais; e Corregedorias-Regionais).