Veja orientações sobre as provas para juiz

Exames serão realizados em 11 de abril, em dois turnos.

Redação   Publicado em 25/02/2010, às 14h53

Está confirmada para 11 de abril a realização das provas escritas do concurso de juiz do Tribunal Marítimo.

O exame será aplicado somente no Rio de Janeiro, na Escola de Guerra Naval (av. Pasteur, 480, Urca), por não haver mais de seis candidatos inscritos nas demais cidades previstas.

A prova objetiva, composta por 50 questões, terá início às 8h e a prova discursiva começa às 14h; os portões serão fechados meia hora antes. Cada etapa terá duração de quatro horas. Veja no anexo ao lado o documento com os detalhes completos.

Concurso

São oferecidas duas vagas de juiz, sendo um cargo na especialidade de direito marítimo e um na especialidade de capitão-de-longo-curso, com remuneração de R$ 13.610,11.

As vagas são para bacharéis em direito há cinco anos, no mínimo.

O concurso será composto pelas seguintes etapas: prova escrita objetiva, prova escrita discursiva, prova oral, avaliação de títulos e avaliação médica.

Maysa Correa

Veja também:

Banco Central: comissão do Senado aprova vagas de procurador

Receita Federal: saiu o resultado da prova discursiva a auditor

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.