MP/SP convoca para provas escritas e discursivas

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) realiza concurso para analista de promotoria I - assistente jurídico. Com jornada de 40 horas semanais, o cargo oferece salário de R$ 5.219,27

Renan Abbade   Publicado em 14/08/2015, às 12h59

O Ministério Público de São Paulo (MP/SP) convocou os candidatos para a etapa de testes escrito e discursivo do concurso público que vai preencher 107 oportunidades, além de formar cadastro reserva, na carreira de analista de promotoria I – assistente jurídico.

Com duração de quatro horas, as avaliações serão aplicadas às 13h do dia 23 de agosto e os locais dos exames podem ser conferidos entre os anexos da matéria e no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do processo seletivo.

Os candidatos passarão por duas redações de direito penal ou direito processual penal e tutela dos interesses difusos e coletivos ou direito processual civil.

As provas estavam previstas para a tarde do dia 16 de agosto, mas a data foi alterada, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, “em função da divulgação na imprensa escrita e falada sobre as possíveis manifestações em 16.08.2015”.

Os exames serão realizados em São Paulo – capital (sede) e nas sedes das áreas regionais do Ministério Público do Estado de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Taubaté e Vale do Ribeira (Registro).

Saiba mais sobre o concurso

A Fundação Vunesp registrou, ao todo, 19.821 inscrições, sendo 9.021 só em São Paulo. Para concorrer, é necessário ser bacharel em direito. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o cargo oferece salário de R$ 5.219,27 (vencimento básico e gratificação), mais benefícios como auxílio-alimentação e auxílio transporte.

As ofertas são para os órgãos e unidades administrativas da capital e Grande São Paulo, e áreas regionais do litoral e interior.

Há vagas em São Paulo (63), Araçatuba (2), Bauru (3), Franca (2), Piracicaba (6), Presidente Prudente (7), Santos (3), Sorocaba (6), Taubaté (7) e Vale do Ribeira – Registro (8). Haverá formação de cadastro reserva para as cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Para mais informações sobre o concurso de analista de promotoria do Ministério Público, acesse o endereço eletrônico da Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do processo seletivo.

Principais atribuições do analista de promotoria

Elaborar minutas de peças processuais, pareceres e outras manifestações próprias da função de execução, além de análises, estudos, exames, pesquisas, relatórios e trabalhos de natureza jurídica atinentes a feitos judiciais ou procedimentos administrativos de alçada do Ministério Público; auxiliar na realização de audiências, reuniões e sessões, referentes à execução de atividades processuais ou extraprocessuais do membro do Ministério Público; acompanhar o andamento de processos judiciais, inquéritos policiais ou civis ou procedimentos administrativos, sob a presidência do Ministério Público, prestando informações ao membro do Ministério Público; realizar diligências determinadas pelo membro do Ministério Público; manter registro e controle das atividades desenvolvidas, apresentando os consequentes relatórios; cumprir no que couberem, as disposições aplicáveis aos oficiais de promotoria I e demais servidores, em especial, as estabelecidas pelo Ato (N) nº 595/2009–PGJ, de 26 de junho de 2009 e pelo Ato Normativo 664/2010 – PGJ-CGMP-CSMP, de 08 de outubro de 2010; exercer outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo órgão do Ministério Público, desde que compatíveis com sua condição funcional.