Avaliação acontece de manhã e à tarde, com questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e direito e direito internacional público
George Corrêa Publicado em 16/08/2013, às 15h42
O Ministério das Relações Exteriores convoca os candidatos inscritos a realizarem as provas objetivas para 30 vagas na carreira de diplomata, que serão aplicadas neste domingo (18).
De acordo com o Cespe/UnB, organizador do processo seletivo, 6.490 pessoas garantiram a inscrição no concurso, resultando em uma demanda de 216,33 interessados por colocação.
A avaliação acontecerá em dois períodos: o primeiro às 10h, com duas horas e trinta minutos de duração, e o segundo às 15h, com três horas e trinta minutos. Serão questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.
Os candidatos também terão prova escrita de língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público, de caráter eliminatório e classificatório; e provas escritas de língua espanhola e língua francesa, de caráter classificatório.
Todas as etapas da seleção acontecem no Distrito Federal e em todas as capitais dos Estados brasileiros.
Conheça a vaga
Participam apenas candidatos com formação de nível superior. O vencimento inicial é de R$ 13.623,19. Aos candidatos com deficiência serão reservadas duas oportunidades.
De acordo com o edital, a aprovação no concurso habilitará o candidato a ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida e matricular-se no curso de formação do Instituto Rio Branco - situado em Brasília (DF).