Petrobras convoca para provas objetivas no domingo (2)

Do total de postos disponibilizados no concurso para advogado da Petrobras, 13 são imediatos e 145 para cadastro reserva

Renan Abbade   Publicado em 29/07/2015, às 11h39

A Petrobras, empresa petroquímica brasileira, convocou os candidatos para as provas objetivas do concurso que vai selecionar 158 advogados em diversas regiões do país. Deste total, 13 serão contratados para início imediato e outros 145 formarão cadastro reserva para futuras oportunidades.

As avaliações serão aplicadas no dia 2 de agosto, nas cidades de Brasília/DF, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA. Os locais e horários dos exames podem ser conferidos AQUI.

Primeira etapa da seleção, as provas objetivas serão compostas por 70 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de língua inglesa e 50 de conhecimentos específicos.

Os aprovados nesta fase estarão habilitados para a prova discursiva, quando será avaliada a capacidade de o candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos ligados à sua profissão, levando em conta, ainda, a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinados. A avaliação consistirá na elaboração de um texto sucinto a partir de um estudo de caso sobre situação hipotética e de um texto sobre tema das áreas de conhecimentos específicos do cargo.

Saiba mais sobre o concurso


As ofertas são para homens e mulheres com ensino superior em direito e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Os candidatos do concurso da Petrobras optaram por um polo de trabalho entre Brasília/DF; Amazonas (cidades de Cori e Manaus); Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaboraí, Rio de Janeiro e Seropédica); e Bahia (Alagoinhas, Araçás, Camaçari, Candeias, Catu, Entre Rios, Maragogipe, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé).

Os aprovados no concurso serão inicialmente alocados em qualquer uma das cidades integrantes do polo escolhido. Segundo o edital, o salário inicial para advogado é de R$ 5.249,89 – com garantia de remuneração mínima de R$ 8.866,74.

Benefícios concedidos pela Petrobras


Os advogados aprovados no concurso da Petrobras contarão com os seguintes benefícios: auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada); auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos(as) de empregados(as); assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar e benefício farmácia; plano de previdência complementar, opcional; PAE - Programa de Assistência Especial (destinado a pessoas com deficiência, filhos(as) de empregados(as)); participação nos lucros e/ou resultados; incentivo ao ensino superior para filhos(as) de empregados(as); e complementação do auxílio doença.

O concurso para advogado da Petrobras tem validade de seis meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Atribuições do cargo de advogado


Acompanhar, participar e elaborar documentos e peças processuais de natureza jurídica, realizando estudos especializados sobre temas e problemas jurídicos, necessários à defesa dos interesses da companhia, em conformidade com a legislação e as normas vigentes; representar a companhia perante autoridades administrativas e poder judiciário, em questões de natureza jurídica, patrocinando as causas que lhe forem atribuídas.

Mais informações podem ser consultadas no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), organizadora do concurso.

Sobre Petrobras

Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivado. Proprietária de refinarias, petroleiros e grande distribuidora de derivados de petróleo, a Petrobras é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.