Prefeitura convoca candidatos para provas no domingo

Candidato deveria possuir o ensino fundamental completo, idade mínima de 21 anos e alturas mínimas de 1,60 (mulheres) e 1,65m (homens); vencimento é de R$ 1.120,92 para jornada de trabalho de 40 horas semanais

Redação   Publicado em 26/04/2012, às 15h27

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, no interior paulista, convocou os candidatos para as provas objetivas do concurso que oferece 12 oportunidades de guarda municipal. Das ofertas, 10 são para homens e duas para mulheres.
As avaliações acontecem às 9h do dia 29 de abril (domingo) na Unimep (Campus Taquaral), bloco 5, na Rodovia do Açúcar, km 156, em Piracicaba (SP).
A seleção ainda terá as etapas de capacitação física, exame psicotécnico, pesquisa social, inspeção de saúde e curso de formação.
Para se inscrever, o candidato deveria possuir o ensino fundamental completo, idade mínima de 21 anos e alturas mínimas de 1,60 (mulheres) e 1,65m (homens). O vencimento é de R$ 1.120,92 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
AtribuiçõesAtuar no auxílio ao público; promover a vigilância de logradouros públicos; promover a fiscalização da utilização adequada dos parques, praças e outros bens de domínio público, evitando sua depredação; promover a vigilância dos próprios municipais; promover a vigilância das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município; executar outras atividades correlatas determinadas pelo superior imediato; prestar auxílio ao público, proteção dos bens, das instalações e dos serviços municipais, sendo subordinada diretamente ao prefeito municipal; atuar de forma complementar aos serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia administrativo, no âmbito da competência municipal, podendo, inclusive, realizar autuações e apreensões, além de todas as demais atribuições inerentes à fiscalização de posturas do município; atuar na fiscalização do trânsito; criar serviço de proteção às escolas; proteger o patrimônio ambiental do município.
Mais detalhes podem ser obtidos no site www.publiconsult.com.br.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.