Nova data fixada é de 17 de julho. São 95 vagas para nível superior completo, com remuneração de R$ 5,1 mil
Redação Publicado em 13/06/2011, às 10h15
A Marinha alterou o dia de aplicação das provas escritas objetivas para o concurso do Corpo de Saúde, inicialmente prevista para o dia 3 de julho. A nova data fixada é em 17 de julho. De acordo com o edital publicado - que pode ser conferido anexo ao lado - os locais de realização das provas serão divulgados oportunamente.
Este mesmo concurso já teve o período de inscrições prorrogado, devido à exclusão da exigência de altura mínima do edital.
Ao todo, são 95 vagas para o cargo de primeiro-tenente, parte delas voltadas a médicos nas especialidades anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia plástica, clinica médica, coloproctologia, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, infectologia, medicina intensiva, medicina legal, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e radiologia.
São oferecidas, também, vagas de dentista (cirurgia buço-maxilo facial, dentística, endodontia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia, prótese dentária), enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo.
Todas as funções exigem nível superior completo e oferecem remuneração de R$ 5.150, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Mais vagas
Além deste, a Marinha segue com mais quatro concursos em andamento: o do quadro complementar de oficiais, o de engenheiro, o de capelães navais e o do quadro técnico para o corpo auxiliar.
As primeiras são para profissionais de administração, ciências contábeis, economia e engenheiros nas especialidades de ciências náuticas, agrimensura, controle de automação, computação, elétrica, eletrônica, mecânica, telecomunicações e civil.
As oportunidades para engenheiro estão distribuídas entre as áreas de aeronáutica, cartografia, civil, materiais, produção, sistemas de computação, telecomunicações, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, naval e química.
O quadro técnico do corpo auxiliar conta com vagas nas áreas de comunicação social, educação física, estatística, história, informática, letras, psicologia, segurança do tráfego aquaviário, serviço social, administração, ciências contábeis e direito.
Para o quadro de capelães navais as vagas abertas são para sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana e pastor da Igreja Batista. Serão exigidos três anos de experiência na função.
Da Redação/SP
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.