Concurso Prefeitura Itabira vai preencher 615 vagas. Saiba detalhes sobre o cronograma
Redação - redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 23/10/2022, às 07h40
O Concurso Prefeitura Itabira terá as provas aplicadas hoje (23/10/2022). No total, são oferecidas 615 vagas.
Estão em disputa cargos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior. As remunerações iniciais vão de R$ 1224.00 a R$ 3256.00.
As inscrições foram recebidas de 09/09/2022 a 27/09/2022, pela banca Instituto Access.
Fique ligado: outras informações sobre o cronograma, como datas de divulgação do gabarito e do resultado, devem ser consultadas no site https://concursos.access.org.br/.
+ Quer acompanhar tudo sobre os principais concursos públicos no Brasil? Siga o JC Concursos no Google News
Sistema de atualização de notícias JC Concursos, com acompanhamento de jornalistas especializados em concursos públicos. Veja mais detalhes sobre o Concurso Prefeitura Itabira no resumo do edital disponível abaixo.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.