A nova data de aplicação das provas será divulgada oportunamente no Diário Oficial da União e na internet.
Redação Publicado em 17/06/2008, às 11h38
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional do Ceará, divulgou que em virtude da suspeita de fraude, a aplicação das provas objetivas marcadas para o último domingo (15) foram suspensas. Sendo que a nova data de aplicação das avaliações será divulgada oportunamente no Diário Oficial da União, internet e outros meios.
São nove vagas e formação de cadastro para os cargos de Atendente Comercial I e Operador de Triagem e Transbordo I, todas exigindo nível médio dos candidatos com salário para ambos é de R$ 603,66.
Investigação
Em nota, o Ministério Público Federal no Ceará informa que pediu a instauração de inquérito policial a partir da reunião realizada, na manhã do dia 13 de junho, com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da empresa Astem Consultoria Ltda. O encontro foi realizado para tratar do vazamento da prova do concurso que seria realizado no último domingo (15) para os cargos de Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo.
O concurso foi suspenso e os mais de 13 mil inscritos devem esperar novas informações sobre o concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O procurador da República Alexandre Meireles soube da confirmação às 19h da última quinta-feira (12) de que a prova comprada por um candidato e entregue ao repórter da TV Diário foi a mesma elaborada pela empresa Astem Consultoria Ltda. Ele solicitou na reunião aos Correios como também à empresa Astem Consultoria Ltda, que fizessem toda a apuração e comunicassem ao Ministério Público Federal no Ceará. Há possibilidade de rescisão de contrato com a empresa responsável pelo concurso.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.