Provas para agentes acontecem no dia 18 de julho

Inscritos que participaram das provas do dia 29 de maio realizarão a nova avaliação. Inscrições foram reabertas na última semana

Redação   Publicado em 12/07/2011, às 12h10

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vila Velha (ES) realizou novas inscrições na última semana para preencher 571 vagas de agente comunitário de saúde e de agente de combate a epidemias. Os candidatos também participarão do processo seletivo e serão convocados conforme forem surgindo vagas para as funções.

Segundo a administração, aqueles que se inscreveram na primeira fase - cujas provas foram aplicadas no dia 29 de maio, mas foram canceladas após uma medida judicial - também continuam concorrendo. Portanto, não devem descartar os comprovantes.

A previsão é de que todos os inscritos realizem a avaliação no dia 7 de agosto, sendo que a convocação será feita no dia 18 de julho.

O edital e o cronograma, com detalhes das fases do processo seletivo, podem ser conferidos no arquivo anexo ao lado.

Fundamental

Inicialmente, a seleção exigia apenas candidatos com ensino médio. Mas, desta vez, aqueles que possuem o ensino fundamental também participarão do processo seletivo, que oferece 236 vagas para agente comunitário de saúde e 335 para agente de combate a epidemias.

Além das vagas imediatas, será formado também um cadastro reserva para ambas as funções. O salário é de R$ 663 para carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Para ocupar os cargos de agente comunitário de saúde, é necessário que o candidato more na micro-área de atuação, conforme pode ser conferido no edital anexo.

O contrato de trabalho será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, caso haja necessidade do município. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Além da prova, haverá segunda fase com avaliação de títulos e terceira com entrevistas. Todas as etapas serão de caráter eliminatório.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3149-7200. 

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.