Questões da área jurídica e de raciocínio lógico

O atual processo seletivo do órgão visa preencher 500 vagas no cargo de agente. Resolva o teste de 2009 do Cespe/UnB

Redação   Publicado em 27/04/2012, às 13h05

Nesta semana, o JC&E divulga a última parte da prova que a Polícia Federal aplicou para a carreira de agente no concurso de 2009. O cargo, que está em disputa na atual seleção do órgão, com 500 vagas em aberto, exige nível superior em qualquer área. Para se candidatar, os interessados também precisam ter carteira nacional de habilitação de categoria no mínimo B. O salário oferecido chega a R$ 7,8 mil.

As avaliações objetivas do processo seletivo, que é organizado pelo Cespe/UnB, serão realizadas no dia 6 de maio. Haverá, ainda, as etapas de exames discursivo, de aptidão física e médico; avaliação psicológica; e curso de formação profissional.

Clique aquipara conferir questões sobre as seguintes disciplinas: direito penal, direito processual penal, legislação penal especial, direito administrativo – estatuto do funcionário público, administração financeira e orçamentária, direito empresarial, direito civil, direito administrativo, direito constitucional e raciocínio lógico. Vale lembrar que cada tópico deve ser analisado como “certo” ou “errado”.

Sobre PF - Polícia Federal

A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.