Concurso para 665 vagas é reaberto

Provas foram remarcadas para os dias 18 e 19 de julho

Redação   Publicado em 03/06/2009, às 12h11

Foi reaberto o concurso público da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, município do Noroeste do Rio de Janeiro, que havia sido suspenso devido às fortes chuvas que atingiram a região no final de 2008.

Os candidatos inscritos poderão finalmente disputar as 665 vagas disponíveis em cargos de todos os níveis de escolaridade. As novas datas de prova foram marcadas para os dias 18 e 19 de julho.

Confirmação

Para fazer o exame será preciso confirmar participação a partir do dia 26 de junho, através do site www.ceperj.rj.br, na sede da Fundação Ceperj (avenida Carlos Peixoto, 54, térreo – Botafogo) ou na praça Visconde Figueira, 57, térreo - Centro de Santo Antônio de Pádua, no horário das 10h às 16h. No cartão de confirmação de inscrição serão informados local, data e horário da prova. Estarão automaticamente excluídos da seleção aqueles que não efetuarem a confirmação.

Todas as informações contidas no edital de abertura do concurso seguem valendo normalmente. A organizadora contabilizou 11.978 candidatos inscritos. Confira o novo cronograma no anexo ao lado.

Confira aqui outras informações sobre o concurso.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.