Provas para algumas funções serão reaplicadas em 26/8

Provas serão reaplicadas para enfermeiro do SAMU e plantonista; médico plantonista, do PSF, ginecologista e cirurgião-geral; odontólogo plantonista; psicólogo; e farmacêutico

Redação   Publicado em 13/08/2012, às 11h48

As provas de conhecimentos específicos, aplicadas a alguns cargos no último dia 5 para o concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiara (PB), serão anuladas e reaplicadas no próximo dia 26, segundo a comissão organizadora do certame.

O motivo é o de que foram constatados erros na elaboração das provas objetivas aplicadas às carreiras envolvidas. As novas avaliações serão aplicadas no período da manhã, às 8h (os portões abrem às 7h), na sede da Prefeitura.

Deverão realizar novamente as avaliações os candidatos a enfermeiro do SAMU e plantonista; médico plantonista, do PSF, ginecologista e cirurgião-geral; odontólogo plantonista; psicólogo; e farmacêutico.

Confira o conteúdo programático e outras informações no site da própria organizadora, em www.educapb.com.br, e no documento anexo ao lado.

Saiba mais sobre a seleção

Localizada a 470 km da capital João Pessoa, o município de Ibiara conta com 78 oportunidades em todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 200 (plantonistas) a R$ 4.000, para jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.

A seleção é composta por provas objetivas para todos os cargos; prova prática para motorista; e prova de títulos aos cargos de nível superior.

As avaliações objetivas contam com questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos, conhecimentos de informática, atualidades e políticas de saúde, dependendo da função pretendida.

As oportunidades para quem tem nível fundamental, mesmo incompleto, são nas funções de gari (15), motorista socorrista (4) e guarda municipal (10).

No nível médio, as opções são para educador artístico (1), brinquedista/animador (1), orientador social (2), artesão (1), monitor de creche (2), orientador cultural (2), auxiliar de enfermagem (2), agente de vigilância sanitária (1), auxiliar de consultório dentário (2) e agente administrativo (5). Os interessados com nível técnico poderão concorrer às áreas de informática (1) e enfermagem socorrista (4).

Profissionais com formação superior optam entre as carreiras de enfermeiro do SAMU (4) e plantonista (4); médico plantonista (4), PSF (3), ginecologista (1) e cirurgião geral (1); odontólogo plantonista (2); psicólogo (2); farmacêutico (1); e engenheiro civil (1).

Há também mais duas vagas disponíveis para professor de português, destinadas aos profissionais que possuem licenciatura nesta área.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.