314 vagas na Anvisa: novas provas a 122 mil inscritos

Primeira avaliação, realizada em 2 de junho, teve problemas em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Brasília/DF. Entre eles, atraso na entrega e violação dos cadernos de questões; erro na folha de respostas; e outros

George Corrêa   Publicado em 30/08/2013, às 11h37

Serão reaplicadas neste domingo (1º) e no próximo dia 15 as provas objetivas e discursivas do concurso promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para completar 314 vagas no Distrito Federal.

A primeira avaliação, realizada no dia 2 de junho, foi suspensa depois que a organização do concurso constatou problemas nos Estados do Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e também em Brasília/DF, como atraso na entrega e violação dos cadernos de questões; erro na folha de respostas; mudança do local da prova; e entrega antecipada do exame a um candidato. Os candidatos envolvidos estão excluídos do concurso e não realizarão as novas provas, segundo o órgão.

Elas acontecem em Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT/, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Serão questões de língua português; raciocínio lógico e quantitativo; direito constitucional e administrativo e ética; regulação e administração pública; vigilância sanitária e saúde pública; língua estrangeira (inglês); e conhecimentos específicos; todos dependendo da função. Também haverá prova discursiva.

A consulta aos locais de reaplicação pode ser feita no arquivo anexo ao lado ou no site do Instituto Cetro, organizadora da seleção, em www.cetroconcursos.com.br.

Datas e inscritos

No dia 1º, nos períodos da manhã e da tarde, as provas serão para os candidatos de nível superior, nas funções de analista administrativo e especialista em regulação e vigilância sanitária. Segundo o Instituto Cetro, 64.683 candidatos devem comparecer aos locais de aplicação.

Já no dia 15, os exames acontecem aos concorrentes a técnico administrativo e técnico em regulação e vigilância sanitária, destinadas a quem tem formação de nível médio. As provas serão promovidas no período da manhã, para um público estimado de 58.054 participantes que garantiram a inscrição.

As vagas

Os concursandos de nível médio disputam as vagas de técnico administrativo (28) e técnico em regulação e vigilância sanitária (100); enquanto aqueles com formação de nível superior optam entre analista administrativo (29) e especialista em regulação e vigilância sanitária (157).

Os vencimentos variam entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20, correspondentes ao vencimento básico e à gratificação de desempenho no valor de 80 pontos até que seja realizada a primeira avaliação de desempenho nos termos da legislação. A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais.

Sobre Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A autarquia é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).