Concurso seleciona para 600 vagas de agente penitenciário federal.
Redação Publicado em 25/08/2009, às 10h45
O Departamento de Penitenciária Nacional (Depen) divulgou edital no Diário Oficial da União do resultado preliminar da etapa de investigação social do concurso de 600 vagas de agente penitenciário.
Os candidatos podem conferir o resultado no site da Funrio (www.funrio.org.br), empresa que organiza o concurso. O formulário para recurso contra o resultado da investigação social já está disponível no site.
Saiba mais
O órgão está com concursos em andamento para 600 oportunidades de agente penitenciário, 12 vagas de especialista em assistência penitenciária e 44 de técnico em assistência penitenciária. Os pré-requisitos para o cargo de agente deveriam ter nível médio completo, carteira de habilitação do tipo “B” (carro); para técnico em assistência penitenciária, os candidatos deveriam ter nível técnico nas áreas de enfermagem atendente ou auxiliar de consultório dentário; para especialista foi pré-requisito formação de nível superior em cursos da área da saúde. Os salários oferecidos são de até R$ 3,4 mil.
A história do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cujo regimento interno foi aprovado pela portaria 674, de 20 de março de 2008, é oriunda do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, primeiro órgão de execução penal, subordinado ao Ministério da Justiça. O conselho tinha por objetivo proporcionar um contingente de informações, análises, deliberações e estímulo intelectual e material às atividades de prevenção da criminalidade. Preconiza-se para este órgão a implementação, em todo o território nacional, de uma nova política criminal e penitenciária, a partir de periódicas avaliações do sistema criminal, criminológico e penitenciário, bem como a execução de planos nacionais de desenvolvimento quanto às metas e prioridades da política a ser executada.