Postos são de cadastro reserva no município do Rio de Janeiro, em vagas de níveis médio e superior. Servidores podem ser realocados em outras unidades, caso necessário
George Corrêa Publicado em 08/07/2013, às 14h22
Saiu classificação final do concurso promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de fazer o cadastro reserva em postos da cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense.
Segundo a comissão organizadora, 136 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, que abria possibilidades de níveis médio e superior. Apesar de os postos serem no Rio, os servidores poderão ser realocados em outras unidades, localizadas em qualquer cidade onde o BNDES atue ou pretenda atuar.
Para conferir o resultado, basta clicar aqui.
Saiba mais
No total foram 136.150 inscritos, sendo que o cargo com maior número de participantes foi o de técnico administrativo, com 72.385 candidatos. Para nível superior as funções da área de direito (13.105) e administração (10.567) são as que receberam maior número de concorrentes.
O técnico administrativo auxilia nos trabalhos relacionados a estudos e execução de projetos, rotinas administrativas, bem como especializadas que exigem conhecimento técnico e/ou administrativo. É destinado a quem tem nível médio e conta com salários de R$ 2.925,39, em carga horária de 35 horas semanais.
Para a função de profissional básico, a instituição exige formação no ensino superior nos cursos de administração, análise de sistemas - desenvolvimento, análise de sistemas - suporte, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, contabilidade, direito, economia, engenharia e psicologia.
A remuneração inicial do profissional básico é de R$ 9.182,01 e a jornada de trabalho é de 35 horas semanais. O concurso terá 5% das vagas destinadas a pessoas com deficiência.
Processo seletivo
A seleção contou com provas objetivas (1ª fase) e prova de redação (2ª fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. No caso dos profissionais básicos, a prova discursiva foi a responsável pela 2ª fase.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.