Polícia Federal divulga resultado e convoca para curso

Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula no curso entre quinta e sexta-feira

Redação   Publicado em 01/08/2012, às 10h45

Foi divulgado o resultado final do concurso público aberto pela Polícia Federal para preenchimento de 600 vagas, sendo 500 para agente e 100 para papiloscopista.

Juntamente com a classificação final do concurso, foram publicados os resultados finais das etapas de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica. Confira nos anexos ao lado.

Os candidatos aprovados estão sendo convocados para o curso de formação profissional. Eles deverão se apresentar nesta quinta, das 8 às 18h, ou sexta-feira, das 8 às 15h, na Academia Nacional de Polícia (ANP), situada na Estrada Parque do Contorno, km 2, Setor Habitacional, em Taquari, Brasília (DF). A documentação que terá que ser apresentada na matrícula pode ser consultada nos anexos.

O curso de formação profissional terá início no dia 6 de agosto e vai até 21 de dezembro, em regime de internato, das 7h30 de segunda às 18h de sábado.

Concurso
Para concorrer às carreiras, o candidato deveria possuir o ensino superior completo em qualquer área e CNH, no mínimo, na categoria B. A remuneração é de R$ 7.514,33 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para a escolha de lotação foram disponibilizadas vagas em estados como o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.
 
Atribuições
Entre as atribuições dos agentes, estão: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
 
Já os papiloscopistas são responsáveis por executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Leandro Cesaroni

Sobre PF - Polícia Federal

A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.