A seleção visa o preenchimento de vagas para 2º oficial de náutica e 2º oficial de máquinas
Redação Publicado em 06/07/2012, às 15h31
A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6), o resultado final do concurso que visa o preenchimento de 322 vagas de 2º oficial de náutica e 2º oficial de máquinas.
A classificação homologada para ambos os cargos podem ser consultadas nos anexos ao lado.
Concurso
Para concorrer, o interessado devia estar registrado como aquaviário, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima (NORMAN 13), da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e do Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas sob jurisdição Nacional (RELESTA).
O salário básico é de R$ 2.731,32, com garantia de remuneração mínima de R$ 7.964,11. Os aprovados contam ainda com benefícios como auxílio-creche; ensino pré-escolar, fundamental e médio; plano de saúde; participação nos lucros e resultados; seguro de vida em grupo; benefício-farmácia; e plano de previdência complementar.
O processo seletivo foi dividido em quatro partes: inscrição; qualificação técnica (prova de títulos e experiência profissional embarcado); avaliação de conhecimentos específicos (sobre conhecimentos para operação de navios petroleiros); e qualificação biopsicossocial (exames médicos, exame toxicológico, exames de aptidão física, avaliação psicológica e avaliação sociofuncional).
Subsidiária de logística de transporte da Petrobras, a empresa deve admitir, até 2013, cerca de 1.700 marítimos de todas as categorias. A demanda crescente desses profissionais é conseqüência do crescimento da frota da companhia decorrente do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que já encomendou 41 navios a estaleiros nacionais. Outras oito embarcações estão em fase final de licitação. Em novembro de 2011, a Transpetro iniciou as operações do primeiro navio do Promef, o Celso Furtado, construído pelo Estaleiro Mauá (RJ).
Atribuições
2º oficial de náutica – Exercer a função de substituto do 1º oficial de náutica em todos os seus impedimentos legais; atuar como oficial encarregado da segurança e salvatagem.
2º oficial de máquinas – Exercer a função de substituto do 1º oficial de máquinas em suas faltas e impedimentos; executar a manutenção dos equipamentos conforme as instruções do chefe de máquinas e do 1º oficial de máquinas.
A Transpetro, subsidiária da Petrobras, é uma provedora de soluções logísticas integradas para a indústria de óleo, gás e biocombustíveis, com excelência em operação de ativos de primeira classe, atuando com competitividade, confiabilidade e valores inegociáveis em segurança e na preservação do meio ambiente.