SEE/SP: resultado do concurso para PEB I sairá às 17h

Prova objetiva foi aplicada no dia 30 de novembro, em diversos municípios do Estado de São Paulo. Objetivo da seleção é preencher 5.734 vagas de professor de ensino básico I

Leandro Cesaroni   Publicado em 08/01/2015, às 10h44

Candidatos do concurso da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEE/SP) que vai preencher 5.734 vagas no cargo de professor de educação básica I (PEB I) aguardam ansiosamente o resultado final do processo seletivo, cuja publicação está prevista para as 17h desta quinta-feira (8).
A relação de aprovados será divulgada no Portal da Educação e também no site do JC.
As provas objetivas foram aplicadas no dia 30 de novembro, em diversos municípios do Estado. Ao todo, mais de 77 mil candidatos realizaram a avaliação.
O concurso é voltado para contratação de professores que atuarão na etapa de alfabetização dos alunos da rede estadual de ensino, matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os novos docentes serão capacitados para lecionar em programas como Ler e Escrever, para alfabetização, e o EMAI (Ensino de Matemática para Anos Iniciais).
Segundo o secretário da Educação, Herman Voorwald, o objetivo é ampliar o quadro de professores da rede, projeto iniciado com o concurso lançado no final do ano passado, com 59 mil vagas, “dos quais 38 mil deles já foram nomeados em 2014 para atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio”, afirma.
A expectativa pela realização da seleção era grande, já que em decorrência de um processo de municipalização do ensino fundamental, a oferta de postos para a carreira tem ocorrido com menor frequência.

PEB I

Para concorrer era necessário possuir curso normal superior com habilitação em magistério das séries iniciais do ensino fundamental, licenciatura em pedagogia com habilitação em magistério nas séries iniciais ou programa especial de formação pedagógica superior, em qualquer nomenclatura, com habilitação em magistério nas séries iniciais.
Além disso, é fundamental que os candidatos estejam quites com as obrigações eleitorais e militares – este último para homens; não registrem antecedentes criminais; e não tenham sido demitidos ou dispensados do serviço público federal, estadual ou municipal em consequência de processo administrativo (justa causa).
A remuneração inicial oferecida para jornada de 24 horas semanais corresponde a R$ 1.565,19.

Seleção

O processo seletivo consistiu em duas fases, sendo a primeira com provas objetiva e dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório. Nos testes, os candidatos responderam 80 questões de múltipla escolha sobre formação básica e específica de professor, além de redação com tema de atualidade na área da educação.
Os aprovados ainda foram submetidos à avaliação de títulos. Para a classificação final serão considerados o limite de 10 pontos, sendo diploma ou certificado de doutorado na área de educação (3 pontos), diploma ou certificado de mestrado na área de educação (2 pontos) e comprovação de estabilidade no serviço público municipal, com 1 ponto.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.