O espelho de desempenho da prova foi publicado nesta terça-feira (5). A avaliação foi realizada no dia 15 de maio por mais de 1 milhão de candidatos, que almejam uma das 9.190 vagas oferecidas pelo órgão.
Redação Publicado em 05/07/2011, às 10h15
O exame objetivo foi realizado no dia 15 de maio, por mais de 1 milhão de candidatos.
Cargo | Inscrições | Vagas | Inscrições por vaga |
Atendente comercial | 667.798 | 2.272 | 293,93 |
Carteiro | 296.719 | 5.060 | 58,64 |
Operador de triagem | 86.739 | 1.014 | 85,54 |
Auxiliar de enfermeiro do trabalho | 956 | 6 | 159,33 |
Técnico de segurança do trabalho | 2.715 | 9 | 301,67 |
Nível superior | 65.466 | 829 | 78,97 |
Total | 1.120,393 | 9.190 | 121,91 |
Leandro Cesaroni
Veja também:
Petrobras: divulgado edital com 587 vagas em todo o país
Promoção: última semana para concorrer a livros de Lia Salgado
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.