Nobres/MT altera requisitos para algumas carreiras

Sofreram mudanças as carreiras de ajudante de serviços gerais, coveiro, vigia, operador de máquinas pesadas, fiscal de obras e postura e auxiliar administrativo

George Corrêa   Publicado em 04/04/2013, às 11h47

A Prefeitura Municipal de Nobres (MT), a 147 km de Cuiabá, altera os requisitos para algumas funções e retifica outros itens do edital do concurso que promove para formar cadastro reserva em 36 carreiras de níveis fundamental, médio e superior.

Sofreram mudanças as carreiras de ajudante de serviços gerais, coveiro e vigia, que agora exigem candidatos alfabetizados; operador de máquinas pesadas, que inclui habilitação categoria “D”; e fiscal de obras e postura e auxiliar administrativo, ambas passando a exigir formação de nível médio.

Todas as alterações podem ser consultadas no edital de retificação, que se encontra anexo ao lado.

As vagas

Os salários iniciais oferecidos nas funções variam de R$ 678 a R$ 10.230, em jornadas de 20 a 40 horas semanais de trabalho. A seleção também faz reserva (10% do total de vagas) para pessoas com deficiência.

Candidatos alfabetizados concorrem à ajudante de serviços gerais, coveiro e vigia. Quem tem o fundamental incompleto se inscreve para auxiliar de odontologia, ajudante de serviços gerais, auxiliar de fisioterapia, coveiro, eletricista, mecânico de veículo leve, motorista (ambulância, veículo leve e veículo pesado), operador de máquinas pesadas e vigia. Já aqueles que finalizaram este nível se inscrevem para auxiliar de enfermagem.

Para o nível médio/técnico incompleto, há inscrições de monitor escolar social; enquanto os que completaram o nível se candidatam a almoxarife; agente administrativo; assistente de informática; fiscal de tributos; fiscal de vigilância sanitária; recepcionista; técnico de higiene dental, enfermagem, laboratório, raio-X, secretariado e em segurança do trabalho; e telefonista. Para o nível médio completo, auxiliar administrativo e fiscal de obras e postura.

Por fim, graduados em nível superior concorrem a assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; médico (clínico geral); odontólogo; psicólogo; orientador de programas sociais; e professor de educação física.

Provas

A seleção será feita por prova objetiva, aplicada em 21 de abril, com questões sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, matemática e conhecimentos específicos.

Também haverá prova prática aos candidatos a motorista de ambulância, de veículo leve e de veículo pesado e operador de máquinas pesadas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.