Marinha aumenta para 187 as vagas de nível superior

As carreiras de engenharia cartográfica e de agrimensura e engenharia elétrica, que antes tinham 5 vagas, agora possuem 9 cada uma. Já a de engenharia eletrônica aumenta de 4 para 5 oportunidades

Redação   Publicado em 16/11/2012, às 15h27

A Marinha publicou retificação acrescentando mais nove vagas aos concursos que contam com 178 oportunidades de nível superior. Com as alterações, passa a 155 o número de ofertas para o quadro complementar de oficiais e continua em 32 o de quadro técnico do corpo auxiliar; resultando em 187 vagas totais.

As carreiras de engenharia cartográfica e de agrimensura e engenharia elétrica, que antes ofereciam cinco vagas, agora contam com nove cada uma. Já a função de engenharia eletrônica aumenta de quatro para cinco oportunidades.

As inscrições já estão encerradas, mas o candidato pode acompanhar o passo a passo do processo de seleção pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Saiba mais sobre as vagas

As vagas oferecidas no quadro complementar de oficiais estão distribuídas entre as funções de oficiais da armada nas áreas de ciências náuticas, engenharia cartográfica e de agrimensura, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica e engenharia de telecomunicações; oficiais fuzileiros navais nas áreas de engenharia cartográfica, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica e engenharia de telecomunicações; e oficiais intendentes nas áreas de administração, ciências contábeis e economia. Os candidatos devem ter menos de 29 anos de idade. A remuneração não foi divulgada no edital, no entanto, gira em torno dos R$ 6,5 mil.

Já as oportunidades abertas no quadro técnico do corpo auxiliar dividem-se entre as áreas de administração, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, desenho industrial, direito, estatística, informática, pedagogia, psicologia, serviço social e segurança do tráfego aquaviário. Neste caso, a idade máxima para ser nomeado é de 36 anos e o salário é de, aproximadamente, R$ 7,5 mil.

As provas

O processo seletivo será composto por prova escrita, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e curso de formação.

George Corrêa

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.