Prefeitura altera data de inscrição para 42 vagas

Novo período de inscrição é de 27 de agosto a 17 de setembro

Redação   Publicado em 23/08/2010, às 10h18

A Prefeitura de Itupeva, município a 80 km da capital paulista, retificou os editais dos quatro concursos que oferecem 42 oportunidades para as áreas administrativa, operacional, saúde, educação e para os Bombeiros.

A mudança inclui o calendário de inscrições, o tempo mínimo de permanência na sala de prova para que o candidato possa levar o caderno de questões, e também o requisito para o cargo de assessor de procurador, que não exige mais registro na OAB. Confira as alterações no anexo disponível ao lado.

Concurso

Os cargos disponíveis são para agente tributário, assessor de procurador professor PEB I e médico, que exigem curso superior; bombeiro municipal, assistente administrativo, fiscal de obras, fiscal sanitário, auxiliar de desenvolvimento infantil (magistério), para candidatos de nível médio completo;  técnico em edificações, para quem possui o curso técnico; motorista, operador de máquina, pedreiro e servente geral, cujo requisito é o ensino fundamental incompleto.

Os salários variam de R$ 735 a R$ 2.986, para cumprimento de jornada de 40 horas semanais (exceto médicos, professores e bombeiros que trabalham 20, 30 e 36 horas respectivamente).

Ficam reservadas aos portadores de deficiência 5% das vagas de cada edital.

As inscrições, que haviam sido abertas na última sexta-feira (20), agora devem ser feitas a partir de 27 de agosto pelo site www.omegaitu.com.br, até 17 de setembro. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer sua inscrição comparecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Acessa São Paulo (praça São Paulo, 01 – Centro – Itupeva). É preciso levar documento de identidade original. As taxas são de R$ 30 a R$ 50.

Todos os inscritos prestarão prova objetiva, com 40 questões e duração de 3 horas. Provas prática e de títulos serão aplicadas a alguns cargos, e os concorrentes a bombeiro serão submetidos a teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e investigação social.

As datas, locais e horário das provas serão informados oportunamente.

Maysa Correa

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.