Concurso pretende preencher 2.590 vagas de Aprendiz, na função de Auxiliar Administrativo
Redação Publicado em 14/12/2007, às 11h24
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou edital de retificação do concurso que pretende preencher 2.590 vagas de Aprendiz, na função de Auxiliar Administrativo. O cargo exige nível fundamental completo.
Para se inscrever o candidato deveria ter a idade entre 14 e 18 anos completos até a data limite de inscrição, além de haver a necessidade de apresentar os seguintes documentos: original do documento de identidade, original do comprovante de residência (em nome dos pais ou do tutor legal), declaração original que comprove estar matriculado e freqüentando escola emitida dentro de um prazo de trinta dias ou, caso já tenha concluído o ensino fundamental, o original do certificado/diploma de conclusão.
As inscrições estiveram abertas de 3 a 7 de dezembro, nas escolas do Senai listadas no Anexo 2 do edital, das 9 às 12 e de 14 às 17 horas. Não houve cobrança de taxa de participação. As oportunidades estão distribuídas por diversos municípios, sendo a maioria para as capitais de Belo Horizonte (113), Porto Alegre (142), Rio de Janeiro (321) e São Paulo (371). Os aprovados receberão R$ 380,00, para jornada semanal de 20 horas. O contrato terá duração de dois anos.
As provas deverão ser aplicadas no dia 13 de janeiro de 2008.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.