Confira a revisão final com tudo o que você precisa saber para prestar a prova do XXV Exame de Ordem (OAB), marcada para 8 de abril. A iniciativa é do JC Concursos, em parceria com o CERS Cursos Online
Douglas Terenciano Publicado em 06/04/2018, às 08h05
Confira o Raio-X completo sobre o XXV Exame de Ordem, fruto da parceria do JC Concursos com o CERS Cursos Online. A iniciativa visa reforçar a preparação dos candidatos para o exame, marcada para o dia 8 de abril, a partir das 13h, em todo o país.
As inscrições para a revisão final da OAB podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.cers.com.br a partir do dia 24 de março.
Nesta primeira etapa do Exame da OAB, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva com disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Serão 80 questões sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia, regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. A duração máxima será de cinco horas, das 13h às 18h, respeitando o horário oficial de Brasília.
Vale ressaltar que o candidato não aprovado na prova prático-profissional poderá computar o resultado obtido na prova objetiva do próximo Exame. Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na primeira fase do último Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar a ser publicado oportunamente.
Os locais de aplicação da avaliação serão disponibilizados pela OAB e poderão ser conferidos nos sites http://oab.fgv.br e/ou www.oab.org.br.
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) novamente será responsável pela organização do Exame de Ordem.
09h00 – Direito do Trabalho (Renato Saraiva e Rafael Tonassi)
09h40 – Processo do Trabalho (Aryanna Linhares)
10h10 – Processo Penal (Ana Cristina)
10h40 – Direito Penal (Cristiane Dupret)
11h10 – ECA (Cristiane Dupret)
11h25 – Direito do Consumidor (Cristiano Sobral)
11h40 – Direito Administrativo (Matheus Carvalho)
12h10 – Direito Constitucional e Direitos Humanos (Flavia Bahia)
12h40 – Intervalo
13h40 – Processo Civil (André Mota)
14h00 – Processo Civil (Sabrina Dourado)
14h15 – Direito Civil (Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo)
14h45 – Direito Tributário (Eduardo Sabbag)
15h05 – Direito Tributário (Josiane Minardi)
15h25 – Filosofia do Direito (Bernardo Montalvão)
15h45 – Direito Empresarial (Francisco Penante)
16h05 – Direito Ambiental (Frederico Amado)
16h25 – Direito Internacional (Bruno Viana)
16h45 – Estatuto e Ética (Paulo Machado)
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.