Dentre os requisitos para disputar a função de guarda municipal de 3ª classe, estão ensino médio completo, carteira de habilitação e idade entre 18 e 35 anos
Camila Diodato Publicado em 13/08/2014, às 11h29
No interior paulista, a Câmara de São José do Rio Preto aprovou o projeto de lei que prevê a criação de 94 postos para a função de guarda municipal de 3ª classe. Agora, a prefeitura poderá iniciar os trâmites para abrir o concurso público com tais vagas.
Para concorrer à carreira de guarda municipal, o candidato deverá possuir ensino médio completo, carteira nacional de habilitação, idade entre 18 e 35 anos, e altura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,70 para homens.
Concurso anterior – A Prefeitura de São José do Rio Preto promoveu, em 2011, um processo seletivo com 91 oportunidades destinadas para o cargo de guarda municipal. Na ocasião, os salários correspondiam ao valor de R$ 1.529,13, fora as gratificações adicionais.
Os participantes passaram por teste objetivo com 50 questões (língua portuguesa, raciocínio lógico, atualidades, informática e legislação); aptidão física; exame psicológico; avaliação social; e curso de formação específica.
Atribuições – Consta, na lei complementar n° 331/10, que o guarda municipal de 3ª classe deve exercer as seguintes funções: ser motorista ou encarregado de viatura e rádio operador; executar atividades de orientação à população; executar rondas preventivas; executar serviços diurnos e noturnos; zelar pelo bom nome da instituição e pelo patrimônio público; conhecer e observar os princípios gerais da disciplina e da hierarquia; e cumprir outras determinações dos superiores hierárquicos.