Saiba o que vai cair nas provas do concurso da PM SP para soldado

Avaliações objetiva e dissertativa do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) serão aplicadas em 6 de fevereiro do ano que vem. Estão em disputa 2.700 vagas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 21/10/2021, às 11h46 - Atualizado às 11h51

Divulgação

Destinado a preencher 2.700 vagas de nível médio para soldado, o concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) tem as provas da primeira fase agendadas para 6 de fevereiro do ano que vem.

As avaliações objetiva e dissertativa terão duração de cinco horas. A primeira cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação a partir de tema proposto pela banca.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o concurso da PM SP para soldado

Além da capital, os exames serão aplicados em outras dez cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O conteúdo programático engloba:

Concurso PM SP: saiba o que estudar para as provas de soldado

Confira, a seguir, a íntegra dos temas que os candidatos devem estudar, com base no programa apresentado no edital:

Língua portuguesa

Matemática

Conhecimentos gerais

Informática

Administração pública

concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Leia também

Concurso PM SP: Urgente ! Publicado edital para 2.700 vagas de soldado. Inscrições começam dia 25
Concurso PM SP: tudo o que você precisa saber sobre o edital para soldado
Concurso PM SP: tatuados podem disputar o cargo de soldado?
Concurso PC SP: Urgente ! Vunesp é definida como banca para 2.939 vagas
Concurso Polícia Civil SP: editais para 2.939 vagas devem sair até dezembro

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.